sexta-feira, abril 29, 2011

Movie Review: Kontroll

Pequenos passeios também significam grandes aventuras!

Ontem participei de um festival de cinema húngaro com duas amigas, Judyta, da Polônia, e Elena, da Rússia.
O dia estava bastante agradável, posso até dizer quente, mas sem muito sol.
Ideal para um início de noite em um daqueles pequenos cinema, que por acaso eu não constumo visitar muito.
Budapest tem vários desses, com um charme especial. :)
O evento ainda nos oferecia free-drinks! :) Very nice.

Assistimos ao filme Krontoll, tido como um dos 10 melhores filmes húngaros já produzidos e vencedor de 17 prêmios pelo mundo e resposável por retratar a vida dos tão temidos controlleres sob nova, assustadora e surreal perspectiva.

Dei muitas risadas com o filme, com várias partes engraçadíssimas e bizarras, como só esses filmes que correm fora do circuito de holywood sabem fazer. Mas também tem partes super assustadoras que fizeram eu me encolher na cadeira e até berrar de medo. :)

O filme conta a história da vida underground de Bulcsú e sua "turma" como controladores de passe dentro do metrô. Cheio de simbolismos e metáforas, Kontroll é um must-see cult e tem uma trilha sonora irada também.

Que poder para mudar para sempre a trivial atividade de pegar o metrô!

Trailers

quinta-feira, abril 14, 2011

Geneva, Switzerland + Chamonix, France

360 graus de vista dos Alpes Suíços. A pouco mais de 1 km de distância, lá estava o Mount Blanc bem na minha frente. Eu estava no topo da Aiguille du Midi, a 3842m, depois de dois teleféricos, 1 elevador e algumas escadas. A vista é simplesmente "breathtaking", assim como só a mãe-natureza consegue fazer...

Há pouco mais de duas meses (não encontrei o tempo para escrever antes), visitei a Suíça pela primeira vez! Meu roteiro incluiu a cidade de Geneva e a cidade de Chamonix, na França, duas horas de ônibus de Geneva.

O sábado que escolhemos para a parte francesa da viagem estava perfeito. Um pouco nublado pela manhã em Geneva, mas já na estrada bastante ensolarado. Nos juntamos ao grupo de turistas + esquiadores que queriam subir à Aiguille du Midi com o teleférico.  Seguimos as recomendações para fazer o passeio pela manhã devido às condições climáticas e nos demos muito bem! :)

O elevador termina em um plateau onde podemos apreciar a vista e tirar fotos. Muitas fotos. Na lateral venta muito, mas se fosse permanecer perto da construção central não tem problema. Fiquei impressionada com um passarinho que resolveu pousar por lá. "Po, meu, é 3842m! Você voou bastante, hein?" Ele parecia o dono do pedaço e vai ver estava de férias também. :) Entre um cable-car e outro compramos um belo sanduice e chocolate quente para dar uma esquentada depois dos -10 graus  que estava lá em cima. E meu francês já mostrava claros sinais de melhoria.

E que gostosa a cidadezinha de Chamonix! Tínhamos até 4 da tarde para pegar nosso ônibus de volta à Geneva então tivemos tempo suficiente para explorar a vila! Várias lojas com roupas de esqui, cafés, restaurantes, padarias francesas, chocolaterias, doçaria, hummm, enlouquecedor! Achamos uma casa de chá e doces (quase sem turistas !) para (adivinha!?) comer doces e tomar chá! :) delicioso!




ônibus para Chamonix

Olha a Aiguille lá...










a caneta, Mount Blanc (mentira, é só a montanha mesmo)











Olha eu lá pedindo comida!
uhu França... água "normal" é Evian....
Chamonix


Macarons de coraçãozinho para a Bibi e para a mamãe


Haha, na França tem Chanel até nos vilarejos....




Tea time, Chamonix
Depois da nossa brincadeira francesa, nosso budget mudou um pouco de perspectiva e nossos almoços passaram a ser no McDonalds e café da manhã no Starbucks :)
Ah, quem se importa! McDo, como é chamado em francês é uma delícia! É só adicionar alguns dias de academia depois. (done!)

O Hotel que fiquei tinha boa localização, não tãaaaao no centro, mas também era em Geneva ainda, não na França. Alguns bairros de Geneva são totalmente na França, mas o transporte público não é tão fácil para lá. Infelizmente não tinha café da manhã e a housekeeper achou que seria uma boa idéia esconder algumas coisas velhas embaixo da cama (papéis, sacolas, etc) Mas o staff tinha algumas pessoas que nos passaram boas dicas e aproveitamos o restaurante do shopping também depois de ter andado o dia todo.
Bem, Marianna não perdoa e eles receberam um feedback sobre o esconderijo secreto do lixo.

Nada na cidade de Geneva remete ao país. Ninguém menciona a Suíca, como o país que estamos. Até no Museu da Cruz Vermelha, que visitamos, o fundador não é suíço, é genovense! :)

Geneva parece ser ótima para morar (o transporte público é ótimo), mas não tem muitas coisas turísticas para fazer. A localização geográfica da cidade é onde Rio Reno deixa o Lago  Geneva, então a vista do lago é linda! Ao redor do lago tem lugares para caminhar e muitos prédios bonitos. A cidade antiga também é próxima ao lago, bem como a rua dos designers.
Visitamos a Ilê Rousseau, uma ilhinha com uma estátua em homenagem ao Rousseau (ah! sério?) e a Igreja St. Peter, que ninguém sabe por que existe, uma vez que a Suiça não é católica e sim protestante.... Mas a arquitetura (em volta) dela era super bonita e deu um belo passeio. Infelizmente estava fechada e não pudemos entrar/subir na torre que é tida como um belo ponto para observar a cidade.




Stade de Geneve - próximo ao hotel
"cisneis"

Rousseau


Red Cross Museum
O genovense Jean Henry Dunant, fundador da Red Cross


Relógio de flores
rua dos designers


grande, hein?
Auditório de Calvin





Famosa por ser um centro de diplomacia e sede de inúmeras organizações internacionais, pirei quando consegui entrar no guided tour dentro da Sede das Nações Unidas!
Gastei quase 1 hora na gift shop (e todo meu dinheiro)!






















Conheça mais sobre a cidade de Geneva.

MontBlanc aqui na Hungria :)