terça-feira, junho 30, 2009

Empresário é diferente de empreendedor

Hoje participei na Amcham de um Seminário de Planejamento Estratégico - O Desafio de Crescer de Forma Eficaz.
O evento contou com a participação de aproximadamente 60 executivos e mais de 5 excelentes painelistas, entre eles o Marcelo Nakagawa, da NGPT/USP; Bob Wolheim, empreendedor; Sérgio Zimmerman, Pet Center Marginal; Emerson Luiz Coelho, Discover e Paulo Petroni, PricewaterhouseCoopers.
O evento trouxe para mim diversos insights que eu gostaria de dividir:

Sobre a exposição do Nakagawa:

  • Baixas informações sobre as médias empresas no Brasil
  • Gráfico: crescimento x grau de inovação e os 4 tipos de empresas resultantes. Quadrante 1: empresas admiradas. Quadrante 2: bonsais. Quadranrte 3: medíocres. Quadrante 4: benchmarks.
  • O que torna as empresas "medíocres"? 1. Produtos e serviços "médios" (Principal motivo: círculo vicioso da concorrência predatória) 2. Estruturas e estratégias médias
  • Importância do Planejamento Estratégico na trajetória da Natura, Totvs e Bematech.
  • Receitinha para Planejamento Estratégico
    Missão - "Por que a empresa existe" - vende benefício, não produtos/serviços
    Valores - Em que a empresa acredita e como se portará (Exercício: pense se a empresa fosse uma pessoa como ela se seria, quais características? Contrate pessoas assim)
    Visão - "O que a empresa quer ser" - Deve ser mensurável
    Estratégia - "Qual será o plano para atingir o que a empresa quer ser?"
    Balanced Score Card
  • Plano de Negócios: com o crescimento da empresa, a missão deverá permanecer igual a visão seria atingível. Seu plano de negócios deve ser simples: como "The back of the napkin" ou como a Regra dos 7, suficiente para que uma criança de 7 anos entenda.
  • Falir é preciso, planejar não é preciso.

Sobre a exposição Emerson e do Sérgio:

  • Diferenciação entre o empreendedor e o empresário. Pensar diferente, fazer melhor, passando pela inovação.
  • Criar novas experiências. (Pet center 24h é característica. Mas ter uma pet shop sempre à disposição para atender seu bichinho é benefício)
  • Pet Center Marginal
  • Discover

Sobre a exposição do Paulo Petroni, PwC:

  • Insight sobre o dia de hoje: Hoje é o final do primeiro semestre. O tão esperado momento da virada. A consolidação de todos os planos e perspectivas feitos para o tão longínquo segundo semestre. Sim, ele está aqui. É amanhã. Q3 do ano de 2009. Chegou. Como será o final desse ano conturbado para a economia brasileira.
  • Síndrome do sapo fervido. Momento em que o empreendedor, fundador da empresa, deixa de ser o impulsionador, a enzima, o frontman e passa a ser o gargalo, o frio, o motivo pelo qual a empresa não cresce e não se utiliza das oportunidades que o mercado brasileiro oferece.
  • Essa armadilha do crescimento é periódica e acontece em ciclos.
  • Dica do Jack Welch: 1. Coloque o balanço em ordem 2. Cuide dos melhores talentos 3. Evite agir apenas na defensiva
  • Quando optar por ajuda externa? Consultoria ajuda ou não? Importante: Preparar a empresa nos seus modelos de gestão para a consultoria. Exercitar isso enquanto ainda tem o domínio.
  • Reflexão precisa ser feita entre os fundadores - O que queremos daqui para a frente?
  • Confusão comum dos Fundadores: a Gestão da Propriedade e a Gestão da Empresa.
  • As 3 circunferências se entrelaçam, Fundadores, Empresa e Propriedade. Entre Empresa e Fundadores é necessário plano de sucessão e de contingências, pauta dos acionistas. Entre Fundadores e Propriedade, plano patrimonial. Entre Propriedade e Empresa, plano estratégico.
  • Acesse as "10 prioridades fundamentais" da PwC aqui.
  • Recomendações: 1. Definir regras para o crescimento e sucessão antes que ocorram os problemas 2. Separar a dimensão fundadores da gestão, da propriedade e da empresa. (Tinha muitas mais, mas o slide passou rápido demais.... hehehe)
  • Para se preparar para o futuro a dica seria: esteja preparado para ter produtos com preço menor. (Isso não se aplica nos casos em que a venda não é racional.)

Um comentário:

Anônimo disse...

olá Marianna !!!

Ainda não nos conhecemos pessoalmente...
meu nome é Bruno.. Trabalho em uma empresa de tecnologia no depto. financeiro...
Gostei muito do conteúdo de seu blog..
mas vamos comentar o post !!:

Acredito que a economia pode melhorar, pelo-menos apresenta reações qto a isso...

Fui convidado para assistir uma palestra dada por um amigo o qual é colaborasor da Deloitte Consulting... e ele comentou á respeito do cenário econômico brasileiro e politica monetária adotada pelo governo...
e o pior: Existe uma falha em cadeia, ou efeito dominó no sistema monetário... inclusive, ouvi algo á respeito por um professor meu de contabilidade que trabalha no banco central...
podemos trocar idéias á respeito? Conheço muita coisa qdo se fala de finanças e economia... até mesmo responsabilidade social e ambiental..

Me manda um e-mail?
meu e-mail: brunol25@hotmail.com
Fico no aguardo e prazer em conhecê-la !!!
Bruno