domingo, agosto 21, 2011

Hungary's St. Stephen's Day on August 20, 2011

Um pouco de background histórico:

Stephen (István in Hungarian ou Estevão, em português) foi o primeiro rei Húngaro e responsável por estabelecer a base do Estado convertendo os magyars (húngaros), nômades e pagãos, à cristandade.
Até o final do século 10 as sete tribos húngaras frequentemente atacaram e roubaram nações da Europa Ocidental. Após uma grande derrota em 955, os líderes húngaros decidiram abandonar os ataques, e focar em se estabelecer como um Estado forte.
István percebeu que ele só poderia conseguir isso através da conversão dos húngaros à religião católica romana. Ele recebeu uma coroa do Papa Silvestre II e se tornou o primeiro rei da Hungria em 1000 AD. A Coroa Sagrada sobreviveu os séculos seguintes e é agora o tesouro mais precioso da Hungria. Você pode ver a Coroa Sagrada em Budapeste, no Parlamento. (E eu vi!)
O Rei Stephen consolidou seu poder. Ele construiu igrejas em todo o país e convidou os padres católicos para ajudar a estabelecer as fundações do cristianismo. István formou novas e rigorosas  legislações em vez das antigas regras pagãs e tomou medidas administrativas para organizar o país. Como resultado dos esforços de Stephen a Hungria se tornou um Estado forte e um protetor da Europa Ocidental durante a Idade Medieval.
Stephen foi canonizado em 20 de agosto em 1083 e tornou-se o patrono da Hungria. Para o processo de canonização seus restos mortais foram exumados. De acordo com a história, sua mão direita foi encontrada tão fresca como no dia em que ele foi enterrado. A mão foi destacado e desde então todos podem ver a direita mumificada do nosso primeiro rei na Basílica de São Estevão, em Budapeste.

20 de agosto tornou-se o dia nacional da Hungria e permaneceu assim até 1945, quando os líderes comunista sproibiram celebrações devido à natureza religiosa do feriado. Em 1990, o Parlamento húngaro declarou 20 de agosto feriado nacional novamente.
E por isso que esse sábado foi um dia tão lindo e de tanta festa!!
Todas as ruas de Budapest estão cheias de bandeirinhas e a cidade está lindamente decorada.
Como foi um dia de muito sol, todos saíram de casa com seus filhos e suas famílias para curtir a ampla programação promovida pelo governo.

Eu vi um desfile de barcos e aviões militares e antigos e ainda um show da "Esquadrilha da Fumaça" local.
Depois ainda fui ver a procissão formada por muitos grupos religiosos que acompanham a "direita sagrada", a mão do Santo Estevão, que eu vi de pertinho dentro de uma caixa dourada acompanhada pelos bispos do mais alto escalão da Hungria e seguido do presidente, Pál Schmitt. Assistam o video que eu coloquei logo abaixo por que foi muito emocionante.

E para fechar a noite, às 21h teve fogos de artifício!!! Muito, muito, muito lindo!
Mas eu não consegui tirar muitas fotos pois estava encantada com a beleza dos fogos... (aham... Na verdade,  não consegui fazer os set-ups necessários e só tirei foto da vista....)

Espero que gostem das fotos! :)


Petőfi Híd (Ponte Petőfi)
Szabadság Híd (ponte Liberdade)











S2 Magyarország


Erzsébet Híd (ponte Elisabeth)









Perec :)
Eu na Erzsébet Híd

Jani, Erzsebet Híd
Vattacukor (Algodão Doce!)
Nem tava cheio. Fecharam as ruas para circulação exclusiva de pessoas.
Lánchíd (Chain Bridge)

Procissão pela Direita Sagrada



E não vá embora sem ver os videos!!



2 comentários:

Lucas Vital disse...

Kiki, muito bacana! Que bom que esteja aproveitando bastante, a experiência é única mesmo!

Quando você volta? Estamos com saudades!
Aproveite o finalzinho do X da melhor maneira!

Bjs

Mazinha disse...

Ki!
Que delícia! Fiquei curiosa para conhecer a Hungria!
Bom saber que está aproveitando bastante a última semana em ai! Sua despedida de Budapeste tem direito até fogos?! Haha
Beijão