domingo, outubro 17, 2010

Praga, República Tcheca

Fui para Praga!!
08/outubro ao 10/outubro
Eu sei, demorou um pouco para o novo post, mas aqui está!! :)

Primeira vez em minha vida em que me referir "`a minha casa" significava Budapest e não São Paulo. (papai e mamãe, não fiquem tristes...)

Saí do trabalho um pouquinho mais cedo para poder pegar o metro até o local onde sairia meu ônibus!!! :)

Fiz uma viagem MARAVILHOSA pela Hungria. O busão tem umas janelas enormes e dá para ver todas as planícies desse país lindo! Fizemos uma parada em Györ, Hungria e depois seguimos para Bratislava!! Uhu!!
Marquei território na Eslováquia e depois fomos direto para Praga. :)
Cheguei super tarde lá, peguei o metro e mais 2 TRAMs. Meu, que bizarro ficar vagando por uma cidade desconhecida tarde da noite, com um put* frio e arrastando uma mala de rodinha.
The Rocco Forte Augustine
Anyway, andei um pouco e quando decidi por definitivo que não ia conseguir achar o hotel peguei um taxi... :)

Ai que delícia ver minhas amigas!!!!!!!!!!!!!!!
Não preciso nem dizer que COLOCAMOS AS FOFOCAS EM DIA!!!
Banhinho e cama: sábado em Praga, precisamos acordar cedo!

Café da manhã estava delicioso! ;)

Seguimos com a Ivana, nossa guia para a Igreja de São Nicolau. Visitamos o Santuário do Menino Jesus e um jardim maravilhoso que tem uma vista belíssima da cidade (by the way, foi onde ela casou!!!)
Vrtbovska Garden (www.vrtbovska.cz)

Passeamos ainda perto da Charles Bridge, cartão postal da cidade! :)
Perto de lá passamos por uma feirinha e ainda vimos um muro de protestos ainda da época do comunismo.
Almoçamos em um restaurante típico tcheco: "U Cerveného Kola" (www.ucervenehokola.cz)

Visitamos a torre do relógio! Até subimos lá para ver a vista! E aí às 15h vimos o relógio "em ação". hehehe Bonitinho!

Antes do jantar (mas depois do banho com dress-up e casacos!) fomos àquele teatro negro (Black Light Theatre) e vimos uma peça The Aspects of Alice - tipo um Alice no país das maravilhas reeditado... =)

Dormir? Não!! Eu e as meninas fomos para a baladaaaa! Uhuuu!
O maior night club da Europa Central, com 5 andares de festa!
1o andar Pop/2o andar Eletronica/3o andar Oldies/4o andar Black/5o andar Lounge Music

A cidade estava LOTADA de escoceses por causa de uma eliminatória que teve na 6a noite - Escócia x Rep. Tcheca (futebol). A Escócia perdeu, mas os escoceses resolveram ficar na cidade pelo final de semana!

No domingo, fomos ao Strahov Monastery - atrás do castelo.
Visitamos uma biblioteca antiga maravilhosa! Ela estava com algumas salas em reforma

Uma coisa que eu achei bastante interessante em Praga é que não há invasões turcas na cidade. Isso contribui para um estilo bem único, que pode ser interpretado como "velho".
A cidade tem forte influência austríaca (decoração, arquitetura), pois era a nobreza austríaca que comandava a cidade, junto com mais alguma que eu não me recordo.

Passamos ao complexo do Castelo de Praga que conta com uma igreja gigante, bem parecida com a Notre Dame e com uma espécie de castelo mesmo. Parte do conjunto ainda é o local de trabalho atual do presidente tcheco.
Tem uma bandeira que mostra se o presidente está no país (hasteada) ou não.

A igreja que eu mencionei acima é parecida com a Notre Dame mesmo, viu? Foram os mesmos arquitetos que, após a conclusão do projeto pariense, resolveram aceitar o convite para fazer a igreja tcheca - DESDE QUE - eles pudessem melhorar o projeto!
Brilhante, a catedral não conta com as mesmas  "falhas" da Notre Dame, como a questão da entrada de luz - então à Catedral de Praga foram adicionadas uma série de janelas que ficam na parte superior.
E ela é bem modernet também, um dos vitrais é obra do Alfons Mucha - conhecido pelo trabalho com Art Nouveau.

O complexo do castelo é, em sua maioria, arquitetura gótica, mas mistura bastante, contando até com uma igrejinha antiga no estilo românico.

Um agradecimento especial à Re e ao seu pai, Luis, que me receberam em Praga! Obrigada! :)





Igreja do Menino Jesus

Muro dos protestos

Cadeados dos apaixonados
Charles Bridge
Vista da Torre do Relógio
Torre do Relógio
Bizarro! Homens de saia na balada (escoceses)
Charles Bridge by night
Monastério
Biblioteca

Prague Castle

Catedral do Prague Castle (parecida com a Notre Dame, né?)



2 comentários:

Anna disse...

filha, acabei de ler e adorei. Gostei muito que voce curtiu tanto!As fotos estão lindas, o céu está lindo, e voce está mais fofa do que nunca! Te adoro, mama

Mari Garcia Ribeiro disse...

Amei as fotos! Linda, to com aquela inveja boa sabe! De saber que você esta nesse lugar maravilhoso! quero te visitar!